Etiqueta de Pneus UE

NOVA ROTULAGEM DOS PNEUS

Cumprindo com o novo regulamento europeu, a partir do dia 1 de Maio de 2021, entrará em vigor a nova etiqueta informativa das características principais de cada pneu (REGULAMENTO (UE) 2020/740).

É apresentado à direita, um exemplo do novo Rótulo para Pneus da UE. Estão disponíveis mais informações sobre os regulamentos da nova rotulagem dos pneus, bem como uma lista de perguntas frequentes na associação europeia do sector ETRMA (European Tyre & Rubber Manufacturer Association).

Web site da ETRMA

 

Destinado a ajudar o consumidor no momento de escolha, este rótulo autocolante que acompanha cada pneu novo, indica o seu desempenho em características fundamentais como a eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento.

 

Informações gerais:

• As novas etiquetas apenas serão fisicamente aplicadas nos pneus fabricados e colocados à venda após 1 de Maio de 2021.

• Todos os pneus em stock que foram introduzidos no mercado até essa data, continuarão com a etiqueta antiga e podem ser comercializados com essa etiqueta.

• As categorias de veículos afetadas são: C1 (turismo e SUV), C2 (veículos comerciais) e C3 (veículos pesados).

 

O que se mantém?

Apesar de terem novos valores associados a cada item, a nova etiqueta continua a ter informação das características principais de cada pneu:

•  Eficiência energética

•  Aderência em piso molhado

•  Ruído exterior de rolamento
 

O que muda?

• Novo código QR com hiperligação para o EPREL

• Reclassificação dos valores dos rótulos: A - E

• Pictogramas de desempenho em condições de neve e gelo extremas

• Informações sobre o “fornecedor” e “identificador do modelo do pneu”

• Classificação “A B C” ao apresentar o nível de ruído

 

▶️ Novo código QR com hiperligação para o EPREL

O código QR na nova etiqueta no canto superior direito fornece informações adicionais sobre os pneus.

O link do código QR leva a um banco de dados da União Europeia, o EPREL, onde estão disponíveis todas as informações do produto, bem como as diferentes classificações de pneus e dados sobre o processo de produção. Todas as informações são fornecidas pelos próprios fabricantes de pneus.

 

 

▶️ Reclassificação dos valores dos rótulos: A - E

Eficiência de combustível

Esta parte da etiqueta informa sobre a resistência ao rolamento do pneu e a sua relação com o consumo de combustível do veículo.

Aderência em piso molhado

Este item informa sobre o comportamento dos pneus durante a travagem em asfalto molhado.

 

▶️ Pictogramas de desempenho em condições de neve e gelo extremas

Aderência na neve

O pictograma com um floco de neve desenhado indica se a aderência do pneu é adequada para neve e está em conformidade com as normas europeias.

Aderência no gelo

O pictograma no canto inferior direito indica se o pneu oferece uma boa tração no gelo, atendendo aos novos padrões de qualidade ISO.

 

▶️ Classificação “A B C” ao apresentar o nível de ruído

O pictograma no canto inferior esquerdo indica o ruído exterior de rolamento dos pneus e é expresso em decibéis (dB).

As letras A, B e C são utilizadas para indicar o nível de ruído gerado pelo pneu, sendo que A identifica o que apresenta melhores resultados, e C os piores.

 

Exceções

• Todo‐o‐terreno profissionais

• Concebidos exclusivamente para serem instalados em veículos matriculados pela primeira vez antes de 1 de outubro de 1990

• Sobresselentes de utilização temporária do tipo T

• Cuja categoria de velocidade seja inferior a 80 km/h

• Cujo diâmetro de jante nominal não exceda 254 mm, ou seja, igual ou superior a 635 mm

• Equipados com dispositivos suplementares destinados a melhorar as suas propriedades de tração, como os pneus com pregos

• Concebidos apenas para serem instalados em veículos destinados exclusivamente a corridas

• Usados, exceto se forem pneus importados de um país terceiro

 

❓ FAQs

 

“Vou receber pneus com novos rótulos (físicos) a partir de 1 de maio de 2021?”

Não. Apenas pneus colocados no mercado da UE a partir de 1 de maio de 2021 irão ter o novo rótulo. Os pneus que estavam em circulação antes desta data vão continuar com o rótulo que já ostentavam.

 

“Para que serve este código QR?”

A introdução de um código QR no rótulo dos pneus tem como objetivo permitir aos consumidores acederem a mais informações sobre cada pneu.

Este código fornece um endereço para uma base de dados EPREL (EPREL = European Product Registry for Energy Labelling) onde consta a ficha informativa do produto.

 

“Vou poder vender pneus com DOT anterior a Maio de 2021?”

Pode, mas vão manter a etiqueta antiga. Não há relação direta entre a data de produção (DOT) e a vida útil de um pneu. Portanto, a data de produção de um pneu não afeta o seu desempenho, não influencia a vida útil e nem compromete a qualidade. Desde que sejam devidamente embalados e armazenados antes da entrega, a vida útil de um pneu termina quando o limite de profundidade de 1,6 mm é atingido.

 

“Tenho de ter os rótulos à mostra na minha loja / oficina?”

No ponto de venda, a rotulagem dos pneus tem de ser claramente legível. A ficha de informação de produto deverá estar acessível (digitalmente) e providenciar versão impressa se for requisitada. Nos casos em que o pneu não é mostrado fisicamente na loja ou quando é comercializado online ou numa base de venda à distância a informação terá que ser disponibilizada digitalmente.