Como Ler um Pneu

Num pneu existem vários caracteres escritos, no entanto o que a maioria sabe ver são apenas as medidas.
Nesta página pode encontrar informações que o ajudarão a ler melhor um pneu.

Cada número na imagem acima corresponde às seguintes informações:

  1. Marca do fabricante
  2. Modelo do pneu
  3. Características de dimensões e construção (pode ver mais informações sobre como ler esta informação mais abaixo nesta página)
  4. Índice de carga e código de velocidade (pode encontrar uma tabela de índices em documentos)
  5. Pneu sem câmara (Tubeless) ou com câmara (Tubetype)
  6. Indicadores de desgaste TWI (Tread Wear Indicators), servem para determinar o momento em que se deve trocar o pneu
  7. País de fabricação
  8. Matrícula DOT (Department Of Transportation), indica estabelecimento de produção, tipo de pneu e período de fabricação
  9. Dados da estrutura do pneu
  10. Símbolo de certificação do INMETRO
  11. Carga e pressão máximas
  12. Site do produto

Como ler os dados de dimensão e construção de um pneu:

Outras informações técnicas

Altura da secção (H): a metade da diferença entre o diâmetro geral e o diâmetro nominal do aro

Largura da secção (S): a distância linear entre as partes externas das laterais de um pneu cheio, excluindo as elevações causadas pelas marcas, decorações, fitas ou aparatos de protecção

Largura da secção nominal: a largura da secção de um pneu cheio, colocado em seu aro; tal valor está indicado na descrição das dimensões do pneu (ex: 205/55R16 - largura nominal = 205 milímetros)

Largura do aro (L): a distância linear entre os flanges do aro, medida internamente

Diâmetro do aro (d): o diâmetro medido entre os assentos dos talões

Diâmetro interno (DI): o diâmetro medido internamente no pneu, talão a talão, substancialmente igual ao diâmetro nominal do aro medido na zona de apoio dos talões

Diâmetro externo (DE): o diâmetro de um pneu cheio, montado no aro e sem carga

Raio estático sobre carga (Rest): distância entre o centro da roda e o solo, com o pneu sob carga

Circunferência de rodagem (CR): a distância coberta em uma volta completa da roda com tração sob as condições de carga e pressão indicadas na tabela

 

Além disso, podemos encontrar letras referentes a características especiais, como no caso de TL tubeless, M + S de pneus e neve, RF para cargas excepcionais ou RFT para “run flat”.

Data de produção do pneu

Sob esta primeira codificação, segue-se a seguir ao “DOT”, o código de fábrica, a dimensão e a data de produção do pneu, um conjunto de quatro números, sendo o primeiro para indicar a semana e o segundo o ano. Por exemplo, “2614” indica a semana 26 de 2014.

Não há relação direta entre a data de produção (DOT) e a vida útil de um pneu.

Portanto, a data de produção de um pneu não afeta o seu desempenho, não influencia a vida útil e nem compromete a qualidade. Desde que sejam devidamente embalados e armazenados antes da entrega, a vida útil de um pneu termina quando o limite de profundidade de 1,6 mm é atingido.