Siglas e Significados

(*): Pneus homologados pela BMW / Mini / Rolls-Royce

(*MO / *MOE): Pneus homologados pela BMW / Mini / Rolls-Royce

(I*): Pneus homologados pela BMW / Mini / Rolls-Royce

10-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

12-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

14-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

16-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

18-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

(1Z): ORIGINAL BEREIFUNG

(2Z): ORIGINAL BEREIFUNG

4-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

6-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

8-PR: Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu; o número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu

(A): Pneus homologados pela Renault Espace IV 18''

Acoustic: Pneus homologados pela Renault Espace IV 18''

AM8: HOMOLOGACAO PARA ASTON MARTIN (MODELO NAO DEFINIDO)

AM9: HOMOLOGACAO PARA ASTON MARTIN (DB9 VOLANTE VA V8)

(AMS): Aston Martin

AO: Audi

AO1: Audi Sport

AOE: SSR

AR: Alfa Romeo

(AU): Pneus homologados pela Audi

(AZ): Pneus homologados pela Alfa Romeo / Fiat / Subaru / Toyota

(B): Pneus homologados pela Bentley

(BG): Pneus homologados pela Bugatti

BL ou Black Label: As letras no flanco do pneu estão a preto

BSW ou Black Side Wall: Significa que o flanco do pneu é preto

(BZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

C: Sinal de referência para veículo Utilitário-Camioneta

CS: Pneus Continental ContiSeal

CPJ: Cordão protector de jante

(C1): Pneus homologados pela Chrysler Viper

(CZ): Pneus homologados pela Subaru

CONNECT: Pneu MICHELIN adaptado para colocar um sensor que conecta o pneu e passa informação ao conductor. PILOT SPORT CUP 2 CONNECT.

ContiSeal: Tecnologia anti-furos da Continental. Pode constar na descrição do artigo como CS.

ContiSilent: Tecnologia de redução de ruído da Continental. Pode constar na descrição do artigo como Csi.

(CRM): Contém Materiais reciclados. Tal como a tecnologia ContiRe.Tex da Continental.

DA: Pneus com Defeito de aspecto, segunda opção com as mesmas garantias do fabricante

DEMO: Pneus montados e desmontados, podendo ter rodado alguns metros; estes pneus são novos e têm garantia

DOT 07: Ano de fabrico: 2007

DOT 08: Ano de fabrico: 2008

DOT 09: Ano de fabrico: 2009

DUSTY: pneus que têm alguma poeira ou sujidade

DSST ou Dunlop Self-Supporting Technology run-flat tires: Destinam-se a rodar vazios em caso de avaria até ao centro de montagem mais próximo (distância máxima de 80 km) a uma velocidade máxima de 80km/h, pela Dunlop; esta tecnologia está reservada aos veículos P

(DZ): Pneus homologados pela Honda / Mazda / Toyota

E: Esta marcação Michelin identifica os pneus Primacy 4 que montam os fabricantes em equipamento de origem OE e que estão especialmente desenhados para melhorar a resistência ao rolamento.

EMT ou Goodyear Extended Mobility Tire run-flat tires: Podem rodar vazios, por Goodyear

(EZ): Pneus homologados pela Audi / Mazda 6

(F): Pneus homologados pela Ferrari

(FO): Pneus homologados pela Ford

(FP): Pneus homologados pela Ford

FP: BORDO DE PROTECCAO DE JANTE LIGA LEVE

FR: Protecçao jante

FRV: Pneu com Full Ring Velvet (Todo o flanco do pneu apresenta a imagen da bandeira de xadrez)

(FSL): Rebordo de protecção de jante

(FZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

(G): Recomendado para Golf

G1: O diâmetro exterior em que a largura de banda de rolamento difere do mesmo pneu sem a indicação G1; é obrigatoriamente necessário montar os 4 pneus em G1, se o veículo tiver 4 rodas motrizes

(GZ): Pneus homologados pela Subaru

HO: Honda

HN: Hyundai

HRS: Pneus Antifuro (RFT) da Hankook

(HZ): ORIGINALBEREIFUNG

(i): Pneus homologados pela Nio

(J): Pneus homologados pela Jaguar

(JLR): Pneus homologados pela Jaguar e Landrover

(JZ): Pneus homologados pela Seat / Subaru

K1: BORRACHA K1

(K1): Pneus homologados pela Ferrari

(K2): Pneus homologados pela Ferrari

(K3): Pneus homologados pela Ferrari

(KZ): Pneus homologados pela Nissan / Toyota

(LAM): Pneus homologados pela Lamborghini

(LR): Pneus homologados pela Land Rover

LRO: Land Rover

(LZ): Pneus homologados pela Lancia

MFS ou Max Flange Shield: Reforço de protecção para o bordo da jante, protege o pneu dos danos causados pelos passeios

(MO): Pneus homologados pela Mercedes

(MOE): SSR

(MOS): Silent

(MOV): V-Klasse

(MO1): Mercedes AMG

(MO1B): Mercedes AMG - GT73s

MOExtended: Mercedes Extended (Runflat)

M+S ou Mud and Snow: Representa os pneus de Inverno

(MGT): Pneus homologados pela Maserati

(MZ): Pneus homologados pela Mitsubishi / Toyota

(NA0): Pneus homologados pela Porsche: 911 (992)

(NB0): Pneus homologados pela Porsche: Boxter / Cayman

(NC0): Pneus homologados pela Porsche: Cayenne

(ND0): Pneus homologados pela Porsche: Panamera

(NE0): Pneus homologados pela Porsche: Macan

(NF0): Pneus homologados pela Porsche: Taycan

(N0): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N1): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N2): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N3): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N4): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N5): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(N6): Pneus homologados pela Porsche; a escala numérica dos pneus de N.º de especificação da Porsche indica as várias evoluções em relação à geração anterior do mesmo pneu

(NZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

OWL ou Off White Letter: As letras no flanco do pneu estão a branco

OWT: CONTORNO DAS LETRAS EM BRANCO

(OZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

Pax: Tecnologia que permite continuar a circular com toda a segurança num percurso de 200 km a 80 km/h em caso de perda de pressão pela Michelin; esta tecnologia está reservada aos veículos previstos de origem para este efeito

(PE): Pneus homologados pela Peugeot
 

(POL): Pneus homologados pela Polestar

PTM: Pirelli Total Mobility

(PZ): Pneus homologados pela Ford / Mazda / Mercedes / VW

(QZ): Pneus homologados pela Mini

(R): Pneus homologados pela Renault (começando no novo Mégane com EC6 Seal)

(R01): Audi Quattro, RS4, RS6, R8

RBT: Raised Black Letters Tubeless

ROF: Podem rodar vazios durante pouco tempo (regra geral, no máximo, 80 km) a velocidade reduzida (regra geral, no máximo, 80 km/h); esta tecnologia está reservada aos veículos previstos de origem para este efeito

RPB: Rim Protection Bar

RP: Pneu com uma estructura para rodar pela esquerda

RunFlat: Podem rodar vazios durante pouco tempo (regra geral, no máximo, 80 km) a velocidade reduzida (regra geral, no máximo, 80 km/h); esta tecnologia está reservada aos veículos previstos de origem para este efeito

RWL ou Raised White Letter: As letras no flanco do pneu estão a branco

(RZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

S1, S2: Pneu com uma tecnología de muito baixa resistência ao rolamento

SELFSEAL: Tecnología Michelin que auto repara o pneu

SSR ou Self-Supporting Run-Flat Tyre ou pneu com flancos portadores: O sistema de rodagem em vazio permite ao condutor circular, no máximo, durante 80 km e a até 80 km/hora; todos os veículos equipados com pneus SSR devem estar obrigatoriamente equipados com um

ST: Pneu com uma escultura silenciosa

STUDDABLE: Pneus com cravos; ver regulamento em vigor

(SZ): Pneus homologados pela Mazda MPV

TBA: Designation To be decided (SSR)

TL: Tubeless, pneus sem câmara-de-ar

TO: Toyota

TT: Tubetype, pneus com câmara-de-ar

TV: Pneu com alguma variação técnica.

(TO): Pneus homologados pela Tesla

(T1): Pneus homologados pela Tesla

(T2): Pneus homologados pela Tesla (Só ProContact RX)

(TZ): Pneus homologados pela Mazda 6

(TPC): Pneus homologados pela Cadillac e Corvette

(UZ): Pneus homologados pela BMW 3 / Skoda

(VO): Pneus homologados pela Volkswagen

(VOL): Pneus homologados pela Volvo

VW: Volkswagen

(VZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

WL ou White letter: As letras no flanco do pneu estão a branco

WSW ou White Sidewall: Pneu com um flanco branco no lado exterior do pneu

WW: Esta indicação identifica os pneus de banda branca

WWW: Esta indicação identifica os pneus de flanco branco

(WZ): ORIGINAL BEREIFUNG

XDA: Designação pesados Michelin (D = Tração e A = Internacional)

XDE: Designação pesados Michelin (D = Tração e E = Regional)

XDY: Designação pesados Michelin (D = Tração e Y = Misto)

XL: São pneus reforçados com um índice de carga superior

XRP: Pneus Antifuro (RFT) da Kumho

XT: Designação pesados Michelin (T = Reboque)

XTA: Designação pesados Michelin (T = Reboque e A = Internacional)

XZA: Designação pesados Michelin (Z = Direção e A = Internacional)

XZE: Designação pesados Michelin (Z = Direção e E = Regional) Autopista

(XZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

(YZ): BRIDGESTONE EQUIPAMENTO DE ORIGEM

ZP: Michelin ZP é a tecnologia de rodagem em vazio (runflat) da marca Michelin; o sistema de rodagem em vazio permite ao condutor circular, no máximo, durante 80 km e a até 80 km/hora; esta tecnologia está reservada aos veículos previstos de origem para este